segunda-feira, outubro 02, 2006

Tudo (quase...) igual.

A vitória de Michael Schumacher no Grande Prêmio da China o fez igualar em pontos com Fernando Alonso, segundo colocado na mesma prova.

O campeonato toma um novo rumo restando apenas duas provas para o termino, Schumacher é o novo líder do campeonato com o mesmo número de pontos e uma vitória a mais do que o espanhol.

Alonso já está demonstrando que não está suportando a pressão de tentar segurar a Ferrari e já está disparando das suas. Está colocando a culpa pelo péssimo rendimento na prova em cima da Renault, que escolheu mal a hora para trocar os pneus dianteiros de seu carro quando a pista ainda estava úmida, e acabou ficando com um carro difícil de guiar, pois os novos pneus demoraram a atingir a temperatura adequada. Poderíamos aceitar esta desculpa caso o piloto fosse um iniciante e não um Campeão Mundial tão "extraordinário" quanto ele se acha. Se o erro foi da equipe... ele faz parte dela, é o principal responsável pelo desempenho do carro, pois poderia não ter autorizado a troca alegando que perderia rendimento.

Parece que o campeonato começou novamente, pois os dois candidatos ao título estão empatados, e agora mais do que nunca, o papel do 2º piloto vai ser fundamental.

domingo, setembro 10, 2006

Schumacher, o melhor da atualidade.

Hoje após a vitória no GP de Monza, Michael Schumacher anunciou a sua aposentadoria da F1 como piloto.

Este sem dúvida foi um dos finais de semana mais esperados do atual temporada, quando o maior campeão de todos os tempos ira anunciar se continuaria na categoria, agora com a proximidade de vencer mais um título mundial, apenas o oitavo, Schumacher de 37 anos optou pela aposentadoria e publicamente elegeu Felipe Massa como seu substituto na Ferrari. Kimi Raikkonen o novo contratado da equipe italiana para variar não demonstrou qualquer reação com este anúncio.

Ao sair da Formula 1 Schumacher deixa até o momento 5 títulos de campeão do mundo pela Ferrari em 10 anos disputados por esta equipe, e pelo que indica serão seis títulos, pois está apenas 2 pontos do atual líder da temporada Fernando Alonso faltando ainda três etapas para o final da temporada.

Todos esperavam o adeus de um Heptacampeão este ano, mas na verdade teremos o adeus de um Octacampeão.

Obrigado por tudo que você fez pela Ferrari, e este ano já é nosso!

segunda-feira, julho 31, 2006

Campeonato em aberto

Com o resultado do GP da Alemanha, disputado ontem, dia 30 de julho, o campeonato que estava como quase certo para ficar mais uma vez nas mãos do espanhol Fernado Aloso deu uma reviravolta. Agora Michael Schumacher está a apenas 11 pontos do atual campeão e líder do campeonato.

O principal fator para esta virada é que a Ferrari conseguiu finalmente um bom acerto para o carro deste ano.

O que não está ficando muito bom é o comportamento de Alonso, que seguidamente reclama de seu companheiro de equipe. Lembro de uma declaração que ele fez durante a pré-temporada, Alonso declarou em uma entrevista que conseguiu o título sem o apoio da equipe e que não devia nada a ninguém, talvez por pensar desta forma assinou tão rapidamente e de forma inesperada com a McLaren.

É certo que este ano não teremos um novo campeão e que o título esta para ser decidido entre um jovem piloto que apesar de constante tem muito que amadurecer como profissional ou um veterano que sabe muito bem o valor de sua equipe em cada conquista.

Quero aproveitar para divulgar o meu outro Blog, http://palavras-mudas.blogspot.com/ estarão publicados os meus textos não relacionados a Formula 1.

sábado, julho 15, 2006

Ferrari na frente

Passamos da metade do campeonato e a Ferrari está mostrando que tem forças para disputar o título, nas duas últimas etapas a equipe italiana conseguiu marcar os dois melhores tempos na classificação para disputar a prova. E em Indianápolis conseguiram também o 1º e 2º lugar na prova. Fernando Alonso, atual campeão ficou apenas com a 5ª colocação.

Alonso marcou pontos em todas as provas da atual temporada, e continua como principal candidato ao título de 2006, Schumacher é praticamente o único que pode atrapalhar os planos do espanhol.

Outra equipe que tem demonstrado força nesta metade do campeonato é a Toyota, Jarno Tulli foi o quarto colocado em Indianápolis e larga na quarta posição no GP da França. Espero que consiga fazer uma ótima corrida, pois é um bom piloto e a equipe precisa mostrar que é capaz de brigar por vitórias e deixar de ser apenas uma figurante entre as grandes.

Esta metade final promete, Ferrari, Renault e Toyota disputando posições e Alonso apenas 19 pontos a frente de Schumacher e ainda faltam oito etapas para o final do campeonato.

quinta-feira, julho 13, 2006

¿Astalavista?

Montoya não correrá o GP da França, no seu lugar entrará Pedro De la Rosa, piloto reserva. Ainda não se sabe se apenas será nesta etapa, ou se o colombiano está dando adeus para a categoria. Vale lembrar que para 2007 ele já tem contrato para correr pela Chip Ganassi, agora na Nascar.

Montoya tem sido alvo de críticas durante toda a temporada, por não apresentar o rendimento esperado de um piloto que se considera "mentalmente forte". A última corrida parece ter sido a gota d'água, quando foi o causador da saída dele e de seu companheiro de equipe na primeira curva da prova. Acho que na verdade a culpa foi de outro, mas...

Caso tenha sido o adeus para F1, Montoya vai ter um bom tempo para se dedicar a preparação para a nova categoria e certamente ganhará muito, só não se sabe se provas ou muros.

domingo, julho 09, 2006

Certezas para 2007

Já passamos do meio desta temporada e temos apenas algumas certezas de como será o ano que vem.

Alonso vai para a McLaren, como já acertou antes do início desta temporada, mas não sabíamos quem sairia desta equipe, se Montoya ou o Kimi (Ice Man).

Já está certo que ano que vem Montoya vai para a Nascar, voltando a correr pela Chip Ganassi, agora em outra categoria.

Schumacher ainda não deu a sua declaração... se fica ou continua. Mas na minha opinião ele corre até 2008 e vai tentar de tudo para ganhar o título deste ano.

Massa ainda não sabe o que vai acontecer com ele no final da temporada, mas é quase certo que não terá o posto de segundo piloto da Ferrari. Pode ser que vá para a BMW ou Red Bull.

Tem muitas especulações sobre a saída de Webber da Williams, quem era quase certo para o lugar era Montoya, mas este já decidiu o seu futuro, pode ser que Button assuma este lugar depois de uma temporada não muito boa da Honda.

segunda-feira, maio 08, 2006

Mais uma vez perfeito


Michael Schumacher partiu definitivamente para a briga pelo título de campeão da temporada de 2006. Largando em segundo, sempre manteve pouca distância entre ele e Fernando Alonso até fazer a ultrapassagem com o seu segundo pit-stop.

Mais uma vez a Ferrari foi perfeita, contando com o talento de Schumacher, a estratégia de Ross Brawn e a perfeição nas trocas de pneu e reabastecimento conseguiu mais uma vitória, a segunda no campeonato. Na primeira troca foi ensaiada a ultrapassagem, mas Alonso conseguiu se manter à frente, porem não muito longe de Schumacher.

A segunda rodada de paradas, Schumacher se manteve na pista por quatro voltas a mais do que Alonso, e como sempre manteve o seu ritmo forte antes de realizar pit-stop. Vários fatores contribuíram para a distância que separou o novo líder da prova para o espanhol, a Renault realizou um pit-stop muito longo, aproximadamente 8,7 segundos, os pneus Michelin levam de 3 a 4 voltas para ficarem rápido contra menos de uma volta dos Bridgestone e se aproveitando destes acontecimentos a Ferrari manteve o carro de Schumacher o tempo suficiente para que não ocorresse apenas a conquista da primeira colocação mas também um distância confortável até o final da prova.

Felipe Massa fez uma ótima corrida e chegou em terceiro, sua estréia no podium, se houvessem mais algumas voltas talvez pudesse chegar em segundo pois estava se aproximando rapidamente de Alonso, talvez não para simplesmente tomar a sua segunda colocação, mas para manter a distância para Kimi Raikkonen que se aproximava rapidamente.

A Equipe espera que Massa comece a roubar pontos de Alonso, ficando a sua frente na classificação final de cada prova e com isso ajudando Schumacher a conquistar o seu oitavo título mundial.

Quanto a renovação de contrato, Schumacher e seu agente indicaram um decisão até o julho. Quase todos apostam que ele assine por mais um ano.

Schumacher tem 37 anos e está próximo de bater mais um Record, o de número de GP disputados. São 234 GPs disputados contra 256 de Ricardo Patrese, é preciso correr só mais 10 provas em 2007 para ser o piloto com o maior número de GPs disputados.

domingo, abril 23, 2006

A volta de Showmacher!!!


Este fim de semana foi dominado pela Ferrari e por ele, o maior piloto a atualidade, Michael Schumacher.

Sábado já foi marcado pela quebra do recorde de poles que pertencia a Ayrton Senna, que em sua carreira liderou o grid por 65 vezes, agora com 66 poles, Schumacher começa a mostrar que a Ferrari está se recuperando do ano passado.

Na corrida de domingo, Schumacher se manteve a frente praticamente toda corrida, perdendo a posição apenas nas trocas de pneus e reabastecimento, mas após a sua primeira troca o seu carro perdeu rendimento, o mesmo ocorreu com o seu companheiro Felipe Massa.

Com a perda de rendimento Alonso começou a pressionar Schumacher, e certamente poderia fazer a ultrapassagem caso se mantivesse na pista adiando a sua segunda parada, mas devido a uma falha na estratégia, Alonso faz a sua parada antes de Schumacher que para logo em seguida.

Na volta de seu último pit-stop, Schumacher fica logo à frente de Alonso, que por ter um carro mais acertado parte para cima do alemão, invertendo em parte o que ocorreu na temporada passada, quando Schumacher pressionou Alonso nas voltas finais, cruzando a linha de chegada com pouca diferença, ou quase sem. Mas a diferença desta prova era quem estava à frente, nada mais nada menos que o Hepta Campeão do mundo, Schumacher em uma pilotagem defensiva induziu Alonso ao erro algumas vezes adiantando a freada em algumas curvas. A última, a seis voltas para o final Alonso erra a entrada de uma curva e acaba perdendo de vez as suas chances de brigar pela vitória.

Com este final de prova deu para notar que a Ferrari está viva no campeonato, e que ser o mais rápido não é tudo, é preciso ter garra e sangue frio.

quarta-feira, abril 12, 2006

Acerto certo?

Hoje, quarta-feira Barrichello superou Alonso nos treinos coletivos que ocorreram em Barcelona, marcou 1min14s955 contra 1min15s251. Ele superou também o piloto de testes da Honda, Anthony Davidson ficou com o quarto tempo do dia marcando 1min15s397. O mais rápido do dia foi o piloto reserva da Renault, o finlandês Heikki Kovalainen que cravou o tempo de 1min14s955.

A Ferrari anunciou que vem com força total para o GP de Imola, aproveitando que poderá trocar os motores de seus dois carros a equipe italiana corrigiu as falhas que estavam ocorrendo em seu propulsor. Felipe Massa ficou com o décimo tempo e foi prejudicado por uma pane seca. O tempo de Massa foi de 1min15s860.

Abraços para todos e até mais!

segunda-feira, abril 10, 2006

Cacá Bueno vence em Interlagos


Cacá Bueno larga na frente no campeonato da Stock Car 2006 em uma prova cheia de acidentes.

A primeira etapa da Stock Car teve com vencedor Cacá Bueno, atual vice-campeão da categoria, que largou em segundo e passou ainda na primeira volta o pole Felipe Maluhy que terminou a prova em quarto lugar, Hoover Orsi e Rodrigo Sperafico completaram o pódio.

David Muffato foi um dos envolvidos em acidentes, ele levou um toque na traseira de seu Volkswagen Bora que danificou o extrator de ar deixando o carro praticamente sem controle.

Outro acidente ocorreu quando Thiago Marques perdeu os freios de seu carro e atingiu Mateus Greipel e Popó Bueno que disputavam posição no "S" do Senna. Thiago Marques necessitou de maiores cuidados médicos e foi revido de ambulância da pista.

Em um toque, Felipe Gama teve frente de seu Chevrolet Astra parcialmente destruída que acabou causando um incêndio durante a corrida na 14ª volta.

sábado, abril 08, 2006

Stock Car 2006


Neste domingo inicia mais um campeonato da Stcok Car, e este ano a novidade é a entrada da Volkswagen que usará o Bora como seu representante.

A primeira prova será em Interlagos e Felipe Maluhy da TerrAvalone largará na pole seguido do vicecampeão Cacá Bueno da RC Competições.

O calendário deste ano é:

São Paulo - Interlagos - 09/04/2006 13h
Curitiba - Raul Boesel - 30/04/2006 13h
Rio de Janeiro - Jacarepaguá - 21/05/2006 10h30
São Paulo - Interlagos - 02/07/2006 13h
Curitiba - Raul Boesel - 23/07/2006 13h
Londrina - Londrina - 13/08/2006 13h
Santa Cruz do Sul - Santa Cruz do Sul - 03/09/2006 13h
Brasília - Nelson Piquet - 24/09/2006 10h30
Viamão - Tarumã - 15/10/2006 10h30
Buenos Aires - Buenos Aires - 29/10/2006 10h30
Rio de Janeiro - Jacarepaguá - 19/11/2006 10h30
São Paulo - Interlagos - 10/12/2006 10h30

terça-feira, abril 04, 2006

Limites


O Grande Prêmio da Austrália revelou vários limites.

1 – Limite do carro:

Schumacher testou o limite do carro e da capacidade de andar bem, acabou no muro depois de cometer vários erros tentando tirar tudo o que dava e o que não dava de seu caro. Jackie Stewart, em uma entrevista alertou que se Schumacher continuar pilotando desde jeito corre sério risco de sofrer um acidente grave.

2 – Limite do bom senso:

Permitir a super licença de Yuji Ide que vem se arrastando durante todas as corridas enquanto seu companheiro de equipe, mesmo com um carro sofrível, faz uma corrida competitiva. Ide conseguiu rodar quatro vezes na mesma volta nos treinos, será que estava treinando como rodar?

3 – Limite do regulamento:

A Honda pediu para Button parar antes de passar a linha de chegada, pois estava com o motor estourado e caso cruzasse a linha perderia dez posições na troca de motor. Devido a este regulamento perdemos o momento mais emocionante que poderia ter ocorrido, Button cruzando a linha com o seu motor estourado e tudo.

4 – Limite da Humildade:

Este foi ultrapassado e muito por Alonso, que depois de virar o mais jovem campeão mundial vem soltando farpas para todo lado, já reclamou até de seu companheiro de equipe, que sempre foi tão rápido quanto ele, porém menos afortunado pela sorte.

Por momento é só,
Até pessoal!

domingo, abril 02, 2006

Austrália – 2006


Mais uma vitória de Alonso em um GP com muitas emoções e entradas do Safety car na pista.

Logo na primeira volta Massa foi atingindo por Coulthard e acabou no muro levando com ele a asa traseira de Nico Rosberg que abandonou logo em seguida devido a um princípio de incêndio quando trocava a asa danificada.

Após a re-largada Alonso assume a ponta da corrida fazendo uma excelente ultrapassagem em Button, e abre com facilidade uma boa distância do segundo colocado. Alonso perderia a primeira posição apenas em suas entradas para troca de pneu e reabastecimento.

Barrichello fez uma corrida de recuperação e marcou seus primeiros 2 pontos no campeonato fazendo inicialmente uma estratégia para uma parada mas aproveitou uma bandeira amarela e fez nova parada para garantir combustível até o final da prova. Fez uma boa corrida, sem nada demais e reclamou mais uma vez dos freios do seu Honda.

Apesar de Button ter largado em primeiro, logo ficou visível que o seu carro não teria condições de brigar pela ponta. Foi facilmente ultrapassado por Alonso na primeira re-largada da corrida e não conseguiu se manter à frente de Raikkonen por muito tempo. O seu final de prova não foi muito bom, ficando apenas poucos metros da linha de chegada com o seu motor Honda estourado quando tentava manter a quinta posição em uma disputa com Fisichella.

O muro mudou a história da corrida algumas vezes, ele foi visitado por Schumacher, Massa, Klien, Liuzzi e Montoya passou muito perto.

Schumacher estava mais “abusado” do que nunca, colocando por vezes seguidas duas rodas na grama nas curvas, tentando usar ao máximo a pista e as zebras, até que em uma delas o seu Ferrari tocou com o assoalho e pulou em direção ao muro, destruindo parte da lateral esquerda. O carro ainda cruzou a pista deixando pedaços por todo lado.

Outra vítima da mesma zebra foi Montoya, mas este conseguiu controlar o carro, mesmo sem bater foi o seu fim de prova. Até agora não se sabe ao certo o que ocorreu, possivelmente foi quebra de câmbio.

Finalmente a Toyota conseguiu um bom resultado, Ralf Schumacher chegou em terceiro espantando o azar que estava rondando a equipe, ou melhor o carro dele, pois seu companheiro de equipe, Jarno Trulli ficou pelo caminho.

Vários pilotos reclamaram da dificuldade de aquecer os pneus e de manter a temperatura, devido a esta dificuldade Montoya acabou rodando na volta de apresentação, façanha conseguida uma certa vez por um piloto francês tricampeão mundial na época.

Bom pessoal, agora resta esperar a próxima corrida, que será em Imola no dia 23 de abril às 09:00. Até lá manteremos o contato!

Senna!


Depois de pilotar o Lótus em seu tio Ayrton venceu a primeira prova na F1, Bruno Senna vem demonstrando que não tem apenas o mesmo sobrenome, ele venceu três das quatro baterias da F3 australiana em que participou.A primeira bateria certamente seria vencida por Bruno, mas teve o seu carro atingindo por outro piloto e acabou a bateria em terceiro, com apenas três rodas.Na segunda largou em terceiro e logo já estava na frente, ganhando sem dificuldades.

Na terceira e quarta largou na frente e não teve problema algum para chegar ao lugar mais alto do podium.
Agora o jovem piloto de 22 anos vai concentrar seus esforços na F3 inglesa, e certamente vai vencer muito por lá!

sábado, abril 01, 2006

Honda na frente


No treino classificatório de sábado a Honda mostrou que voltou a Formula 1 para vencer, certamente colocaria os seus dois carros entre os seis mais rápidos da classificação, mas Barrichello ficou fora da segunda parte da classificação, ele foi atrapalhado Ide da “Super” Aguri durante a sua volta rápida, que parecia ser a melhor de todas da primeira parte do treino.

Massa enfrentou problemas na sua Ferrari, não se sabe ao certo se foi falha na suspensão ou perda de aderência da frente de seu carro, rodou e parou apenas no muro, com o carro danificado e fora da briga pela “super pole”. Quem ficou fora também da “super pole” foi Schumacher, pode ter sido apenas um péssimo desempenho do carro Ferrari ou ele sofreu algum dano devido a um resfriador de freio que ficou preso ao carro quando este foi para a pista.

Agora vamos esperar a corrida, se alguém quiser ver comigo, é só trazer a pipoca!
Abraços a todos e até logo.

quarta-feira, março 22, 2006

Renault 2006


Duas vitórias nas duas primeiras corridas do ano, é assim que a Renault iniciou 2006, o último ano de Alonso na equipe, pois este já tem contrato com a McLaren para 2007.

No Bahrein Alonso arrancou a vitória quase certa de Schumacher, quando retornou de seu último pit-stop, disputando a freada da curva ainda com os pneus frios.Neste final de semana, na Malásia, Fisichella largou na pole e praticamente ganhou de ponta a ponta apenas perdendo esta posição quando ocorriam os pit-stops, Alonso que largou em sétimo pulou para terceiro na largada e conseguiu o segundo lugar usando novamente a estratégia de realizar um bom pit-stop depois de realizar voltas rápidas.

Ainda sobre o GP da Malásia, A Williams Cosworth que foi a grande surpresa da estréia não resistiu ao calor malaio, deixando seus dois pilotos a pé. Quem sabe se tive trocado o motor como algumas equipes fizeram, teria terminado com os seus carros na zona de pontuação novamente, mas agora não temos mais como saber.

Massa fez uma boa corrida, largou em último e chegou em quinto, uma posição a frente de seu companheiro de equipe, Schumacher.Veja agora como está a classificação do campeonato:

Classificação Pilotos
Piloto - Pontos
01 - Fernando Alonso - 18
02 - Jenson Button - 11
03 - Michael Schumacher - 11
04 - Giancarlo Fisichella - 10
05 - Juan Pablo Montoya - 9
06 - Kimi Raikkonen - 6
07 - Felipe Massa - 4
08 - Mark Webber - 3
09 - Nico Rosberg - 2
10 - Jacques Villeneuve - 2
11 - Christian Klien - 1
12 - Ralf Schumacher - 1
13 - Christijan Albers - 0
14 - Rubens Barrichello - 0
15 - David Coulthard - 0
16 - Nick Heidfeld - 0
17 - Yuji Ide - 0
18 - Vitantonio Liuzzi - 0
19 - Tiago Monteiro - 0
20 - Takuma Sato - 0
21 - Scott Speed - 0
22 - Jarno Trulli - 0


Classificação Construtores

Equipe - Pontos
01 - Renault - 28
02 - Ferrari - 15
03 - McLaren - 15
04 - Honda - 11
05 - Williams - 5
06 - BMW Sauber - 2
07 - Red Bull - 1
08 - Toyota - 1
09 - Midland - 0
10 - Super Aguri F1 - 0
11 - Toro Rosso - 0

domingo, março 12, 2006

Superação


Como já era esperado a corrida de hoje foi quase na totalidade dominada por Michael Schumacher, que perdeu a ponta apenas quando realizou os seus dois pit-stops, sendo que no último foi superado por Fernando Alonso que conseguiu se manter à frente, disputando a curva um na sua volta para a pista, os dois ficando lado a lado.

Rubens Barrichello e Felipe Massa não fizeram uma boa estréia de campeonato. Barrichello enfrentou problemas com o câmbio do seu Honda, ficando sem a 3ª marcha antes do meio da corrida. Massa rodou quando se aproximava de Alonso, até agora não se sabe o motivo, mas possivelmente foi devido a perda de pressão aerodinâmica na asa traseira. Depois de perder algumas posições com a rodada, Massa ainda enfrentou uma falha no seu pit-stop, a pistola pneumática, responsável pela roda esquerda traseira não funcionou e ele perdeu 46 segundos.

Raikkonen, em mais uma brilhante corrida, largando em último e com apenas uma parada no box chegou na terceira colocação, mostrando que superação é com ele mesmo.

Quem estirou bem em 2006 foi Nico Rosberg, acabou a sua primeira corrida em 7º marcando 2 pontos e foi o dono da volta mais rápida da prova.

Confira abaixo a classificação da prova de hoje:


1. Fernando Alonso (ESP/Renault/M), 57 voltas em 1h21min46s205
2. Michael Schumacher (AL/Ferrari/B), a 1s2
3. Kimi Raikkonen (FIN/McLaren/M), a 18s1
4. Jenson Button (ING/Honda/M), a 19s9
5. Juan Pablo Montoya (COL/McLaren-Mercedes/M), a 37s0
6. Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), a 41s9
7. Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth /B), a 1min03s0
8. Christian Klien (AUT/Red Bull-Ferrari/M), a 1min06s7
9. Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), a 1min09s9
10. David Coulthard (ESC/Red Bull-Ferrari/M), a 1min15s5
11. Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1min25s9
12. Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber/M), a 1 volta
13. Scott Speed (EUA/Toro Rosso-Cosworth/M), a 1 volta
14. Ralf Schumacher (ALE/Toyota/B), a 1 volta
15. Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), a 1 volta
16. Jarno Trulli (ITA/Toyota/B), a 1 volta
17. Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), a 2 voltas
18. Takuma Sato (JAP/Super Aguri-Honda/B), a 4 voltas


Não completaram:

Yuji Ide (JAP/Super Aguri-Honda/B)
Jacques Villeneuve (CAN/BMW Sauber/M)
Giancarlo Fisichella (ITA/Renault/M)
Christijan Albers (HOL/MF1-Toyota/B)


Mundial de Construtores:

1. Renault 10 pontos
McLaren-Mercedes 10 pontos
3. Ferrari 8 pontos
4. Honda 5 pontos
Williams-Cosworth 5 pontos
6. Red Bull-Ferrari 1 ponto

Mundial de Pilotos:

1. Fernando Alonso (ESP/Renault/M) 10 pontos
2. Michael Schumacher (AL/Ferrari/B) 8 pontos
3. Kimi Raikkonen (FIN/McLaren/M) 6 pontos
4. Jenson Button (ING/Honda/M) 5 pontos
5. Juan Pablo Montoya (COL/McLaren-Mercedes/M) 4 pontos
6. Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B) 3 pontos
7. Nico Rosberg (ALE/Williams-Cosworth /B) 2 pontos
8. Christian Klien (AUT/Red Bull-Ferrari/M) 1 ponto

A volta da Ferrari


A temporada 2006 já começou com surpresas, a Ferrari depois de fazer uma das suas piores temporadas no ano passado conseguiu colocar os seus dois carros na primeira fila. Schumacher finalmente se igualou ao número de poles de Ayrton Senna, 65.
No GP da Malásia poderemos testemunhar a quebra de mais um recorde e mais uma vez pelo mesmo piloto, Michael Schumacher, gostem ou não o melhor piloto da atualidade.

A Honda como já era esperado superou a Renault na classificação, Button (3º) ficou a frente de Alonso (4º). Barrichello enfrentou dificuldades com o acerto do carro e ficou com a sexta colocação no grid, ficando bem à frente de Fisichella (9º) com a outra Renault.

O primeiro treino classificatório do ano foi marcado por um susto. A McLaren de Raikkonen teve a sua suspensão traseira quebrada quando ele se preparava para iniciar a sua primeira volta rápida. O carro quase capotou na pista e ficou com a traseira destruída, interrompendo a primeira sessão do treino. Raikkonen largara na última colocação.

Confira como ficou o grid de largada.

1. Michael Schumacher (Ferrari) - 1m31s431
2. Felipe Massa (Ferrari) - 1m31s478
3. Jenson Button (Honda) - 1m31s549
4. Fernando Alonso (Renault) - 1m31s702
5. Juan Pablo Montoya (McLaren) - 1m32s164
6. Rubens Barrichello (Honda) - 1m32s579
7. Mark Webber (Williams) - 1m33s006
8. Christian Klien (Red Bull) - 1m33s112
9. Giancarlo Fisichella (Renault) - 1m33s496
10. Nick Heidfeld (BMW Sauber) - 1m33s926
11. Jacques Villeneuve (BMW Sauber) - 1m32s456
12. Nico Rosberg (Williams) - 1m32s620
13. David Coulthard (Red Bull) - 1m32s850
14. Jarno Trulli (Toyota) - 1m33s066
15. Vitantonio Liuzzi (Toro Rosso) - 1m33s416
16. Scott Speed (Toro Rosso) - 1m34s606
17. Ralf Schumacher (Toyota) - 1m34s702
18. Christijan Albers (Midland) - 1m35s724
19. Tiago Monteiro (Midland) - 1m35s900
20. Yuji Ide (Super Aguri F1) - 1m37s411
21. Takuma Sato (Super Aguri F1) - 1m38s868
22. Kimi Raikkonen (McLaren) - sem tempo

terça-feira, março 07, 2006

Equipes e pilotos de 2006

Confira as equipes e pilotos da temporada 2006 de Formula 1

RENAULT

FERNANDO ALONSO (Espanha): 24 anos (29 de Julho de 1981). Oito vitórias, 69 largadas, nove pole positions. CAMPEÃO MUNDIAL

GIANCARLO FISICHELLA (Itália): 33 anos (14 de janeiro de 1973). Duas vitórias, 159 largadas, duas poles. Quinto lugar em 2005.

Carro: Renault R26 com motor V8, pneus Michelin.


MCLAREN

KIMI RAIKKONEN (Finlândia): 26 anos (17 de outubro de 1979). Nove vitórias, 86 largadas, oito poles, segundo em 2005.

JUAN PABLO MONTOYA (Colômbia): 30 anos (20 de setembro de 1975). Sete vitórias, 84 largadas, 13 poles, quarto em 2005.

Carro: Mercedes MP4-21 com motor V8, pneus Michelin.

FERRARI

MICHAEL SCHUMACHER (Alemanha): 37 anos (3 de janeiro de 1969). Heptacampeão, 84 vitórias, 231 largadas, 64 poles, terceiro em 2005.

FELIPE MASSA (Brasil): 24 anos (25 de abril de 1981). 54 largadas. 13º em 2005.

Carro: Ferrari V8 F248, pneus Bridgestone.

TOYOTA

JARNO TRULLI (Itália): 31 anos (13 de julho de 1974). Uma vitória, 146 largadas, três poles. Sétimo em 2005.

RALF SCHUMACHER (Alemanha): 30 anos (30 de junho de 1975). Seis vitórias, 145 largadas, seis poles. Sexto em 2005.

Carro: Toyota V8 TF106, pneus Bridgestone.

WILLIAMS

MARK WEBBER (Austrália): 29 anos (17 de agosto de 1976). 68 largadas. Décimo em 2005.

NICO ROSBERG (Alemanha): 20 anos (27 de junho de 1985). Novato.

Carro: Cosworth FW28 V8, pneus Bridgestone.

HONDA

JENSON BUTTON (Grã-Bretanha): 26 anos (19 de Janeiro de 1980) 100 largadas. Nono em 2005.

RUBENS BARRICHELLO (Brasil): 33 anos (23 de maio de 1972). Nove vitórias, 215 largadas, oitavo em 2005.

Carro: Honda RA106 V8, pneus Michelin.

RED BULL

DAVID COULTHARD (Grã-Bretanha): 34 anos (27 de março de 1971). 13 vitórias, 194 largadas. 12º em 2005.

CHRISTIAN KLIEN (Áustria) 23 anos (7 de fevereiro de 1983). 31. 15º em 2005.

Carro: Ferrari RB2 V8, pneus Michelin.

BMW-SAUBER

NICK HEIDFELD (Alemanha): 28 anos (10 de maio de 1977). 11º em 2005.

JACQUES VILLENEUVE (Canadá) 34 (9 de abril de 1971). Campeão em 1997, 11 vitórias, 151 largadas. 14º em 2005.

Carro: BMW F1.06 V8, pneus Michelin.

MIDLAND

CHRISTIJAN ALBERS (Holanda): 26 anos (16 de abril de 1979). 19 largadas. 19º em 2005.

TIAGO MONTEIRO (Portugal): 29 anos (24 de julho de 1976). 19 largadas, 16º em 2005.

Carro: Toyota M16 V8, pneus Bridgestone.

SCUDERIA TORO ROSSO

VITANTONIO LIUZZI (Itália): 24 anos (8 de junho de 1981) quatro largadas, 24º em 2005.

SCOTT SPEED (EUA): 23 anos (24 de janeiro de 1983). Novato.

Carro: Cosworth STR1 V10, pneus Michelin.

SUPER AGURI

TAKUMA SATO (Japão): 29 anos (28 de janeiro de 1977) 51 largadas. 23º em 2005.

YUJI IDE (Japão): 31 anos (21 de janeiro de 1975) Novato.

Carro: Honda SA05 V8, pneus Bridgestone.

sexta-feira, março 03, 2006

Calmaria antes da tempestade


Estamos a quase uma semana do início da temporada 2006 de Formula 1. A pré temporada já terminou com uma grande dúvida no ar. Qual será a melhor entre as melhores?

Renault – Mostrou que está com tudo pronto para defender o título de construtores e Alonso está motivado para deixar a equipe sendo bi-campeão por ela.

McLaren – Ainda enfrenta dificuldades devido a pouca confiabilidade do motor Mercedes. Raikkonen está “mordido” com a contratação para 2007 do seu maior rival, Fernando Alonso.

Honda - Até o momento foi a equipe mais próxima da atual campeã Renault, e no último dia de testes além de marcar o melhor tempo de toda pré-temporada, bateu o recorde do circuito de Valência. É de longe a equipe que melhor preparou o carro para 2006.
Barrichello está motivado com a nova equipe que vem se mostrado confiável e competitiva. Já é cotado por seus concorrentes como um dos favoritos ao título deste ano.

Ferrari – A Ferrari parece ter encontrado o rumo novamente de um carro bem acertado, ainda não está 100% mas promete não ficar de fora da disputa, como ocorreu no ano passado.
Schumacher decide até o meio da temporada se permanecerá ou não na categoria. Deixou claro em uma entrevista que dependerá da competitividade da equipe.

Dia 12 de março, vai iniciar a temporada que promete ser a mais disputada de todas nos últimos tempos, todas as dúvidas que surgiram na pré-temporada vão ser esclarecidas.
Roberto Caruso

domingo, fevereiro 26, 2006

Falta Pouco


Faltando duas semanas para o início da temporada de Formula 1 várias mudanças já estão aparecendo para depois deste campeonato.
Principalmente o aparente afastamento de Max Mosley da FIA e ida quase certa de Raikkonen para a Ferrari em 2007.

Para quem ficou contente com o afastamento de Max Mosley peço um pouco de calma, ele falou a mesma coisa antes de ser eleito para mais um mandato em 2004 e o afastamento, caso ocorra vai ser em 2009. Pode ser um golpe para enfraquecer mais a GPMA, que já perdeu aparentemente o apoio da Renault.

Raikkonen recusou a renovação de contrato com a McLaren que ofereceu R$154 milhões até 2009. Segundo a imprensa, ele não aceitou bem a contratação de seu principal rival pela McLaren para a temporada de 2007. Já está quase certo que ele irá para a Ferrari, é o piloto mais cotado para substituir Schumacher, que pode estar em sua última temporada categoria.
Praticamente no final da pré temporada já dá para ter uma idéia de como vai ser o campeonato, e Renault está com tudo para defender o título e Alonso continua sendo muito rápido e regular. Mas as outras equipes mostraram uma evolução muito grande, e prometem bons pegas.

Roberto Caruso

sábado, fevereiro 18, 2006

F1 2006


Até o momento este é o calendário oficial da F1.
Pode entrar mais um GP para substituir o Grande Prêmio da Bélgica, que infelizmente está fora este ano.

Bahrein Sakhir 12/03/2006 8h30
Malásia Sepang 19/03/2006 4h
Austrália Albert Park 02/04/2006 0h
San Marino Imola 23/04/2006 9h
Europa Nürburgring 07/05/2006 9h
Espanha Barcelona 14/05/2006 9h
Mônaco Montecarlo 28/05/2006 9h
Inglaterra Silverstone 11/06/2006 9h
Canadá Montreal 25/06/2006 14h
Estados Unidos Indianápolis 02/07/2006 15h
França Magny Cours 16/07/2006 9h
Alemanha Hockenheim 30/07/2006 9h
Hungria Hungaroring 06/08/2006 9h
Turquia Istambul 27/08/2006 9h
Itália Monza 10/09/2006 9h
China Xangai 01/10/2006 4h
Japão Suzuka 08/10/2006 2h
Brasil Interlagos 22/10/2006 14h

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Testes de terça

Nesta terça-feira (14/02/2006) ocorreram testes em três pistas diferentes, Valência, onde testaram Williams, Red Bull, McLaren e a Midland, Barcelona onde a BMW treinou sozinha e em Bahrein, onde iniciará o campeonato no dia 12 de março, Ferrari, Honda e Toro Rosso.

Em Valência o melhor tempo ficou com Mark Webber da Williams, seguido por Christian Klien com uma diferença de 0s563. A McLaren, já com a nova pintura marcaram o 3º e 4º tempo com Pedro de la Rosa e Juan Pablo Montoya.

Jacques Villeneuve da BMW e o piloto de testes, Robert Kubica andaram sozinhos em Barcelona, ficando o canadense com a melhor marca de 1min17s514 seguido pelo piloto de testes com o tempo de 1min17s551.

A Ferrai parece ter voltado a ativa, com 1min31s225, Luca Badoer ficou com o melhor tempo do dia. A Honda contou com os seus dois pilotos titulares, Jenson Button ficou o segundo tempo marcando 1min31s453. Barrichello ficou apenas a 0s036 de seu companheiro de equipe. Felipe Massa marcou 1min31s905 com a sua Ferrari 248 F1.

Seguem os tempos:

Valência

1) Mark Webber (AUS/Williams-Cosworth/B), 1min10s691 (94 voltas)
2) Christian Klien (AUT/Red Bull-Ferrari/M), 1min11s254 (100)
3) Pedro de la Rosa (ESP/McLaren-Mercedes/M), 1min11s619 (16)
4) Juan Pablo Montoya (COL/McLaren-Mercedes/M), 1min11s700 (50)
5) Alexander Wurz (AUT/Williams-Cosworth/B), 1min12s657 (47)
6) Tiago Monteiro (POR/MF1-Toyota/B), 1min12s924 (82)
7) Robert Doornbos (HOL/Red Bull-Ferrari/M), 1min13s696 (86)
8) Marcus Winkelhock (ALE/MF1-Toyota/B), 1min14s299 (75)
9) Giorgio Mondini (SUI/MF1-Toyota/B), 1min24s110 (19)

Barcelona

1) Jacques Villeneuve (CAN/BMW-Sauber/M), 1min17s514 (40 voltas)
2) Robert Kubica (JAP/BMW-Sauber/M). 1min17s551 (88)

Bahrein

1) Luca Badoer (ITA/Ferrari/B), 1min31s225 (62 voltas)
2) Jenson Button (ING/Honda/M), 1min31s453 (87)
3) Rubens Barrichello (BRA/Honda/M), 1min31s489 (107)
4) Felipe Massa (BRA/Ferrari/B), 1min31s905 (68)

5) Vitantonio Liuzzi (ITA/Toro Rosso Cosworth/M), 1min32s702 (69)

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Honda, a melhor em 2006?


Certamente 2006 será um ano de grandes incertezas, será que vão ocorrer mais disputas entre os primeiros, será que Barrichello não corria direito por estar à "sombra" de Schumacher e será que Massa vai também sucumbir a esta sobra?

Entre as equipes que desejam tirar o título das mãos da Renault, a Honda parece ser a que está mais bem preparada. O modelo RA106 da Honda tem se mostrado rápido, estável e confiável.

A oportunidade certa para Barrichello mostrar que é mais do que o melhor 2º da atualidade.
Agora sem ter como companheiro Schumacher e estando em uma equipe onde não tem diferenças entre pilotos, ele tem tudo a seu favor.

Felipe Massa está indo para a Ferrari em uma situação quase semelhante à de Barrichello em 2000. Saindo de uma equipe que é uma incógnita e tendo o melhor piloto da atualidade, agora com sete títulos mundiais, como seu companheiro. Já chegou falando alto, que não é o segundo piloto. Acho que ouvimos esta história antes.

Tenho muitas expectativas para 2006, espero ver muitos pegas e Brasil subindo no lugar mais alto do podium.



Roberto Caruso